domingo, 4 de julho de 2010

CHAUVINISMO

 Querem me convencer
 Que o Lula está governando aos necessitados?
 Como ele poderia sozinho vencer
 Os grandes empresários credenciados?

 E o poder dos banqueiros,
 Como um Lula metalúrgico teria maneiras
 De mandá-los catar coquinhos nos coqueiros?
 Estamos sem eira, nem beiras...

 Seu governo é populista
 De uma retórica enfadonha e pretensiosa,
 Pois ele quer sair sempre em revista
 Acenando a sua mão perigosa...

 Eu detesto o presidente Lula
 Com os seus ares de cidadão bem comportado:
 A mesma mão que sempre nos adula
 É a que tem nos matado...

 Não é uma questão partidária,
 Pois não sou filiado à sorte de partido nenhum.
 É uma questão da cientificidade hilária
 Presumindo-se a cada um...

 Não acredito no Ibope.
 Não acredito em quem não convence,
 Ou tenta me convencer à gravata sem tope:
 E a política sempre nos engana e vence...

 O Lula vendeu a alma ao diabo
 Pra alcançar a glória, o sucesso e a popularidade,
 Pois se esqueceu do arroz, do feijão, do quiabo
 E virou uma celebridade...

• II

 Ó povo ingênuo e desatento,
 Cheio de sonhos despedaçados e mirabolantes,
 Tu és quem mandas no teu sentimento
 Ou são os teus governantes?

 Admito a minha fúria
 Em se tratando de política politiqueira,
 Pois se deleitam de luxúria
 A semana inteira...

 Não me venham com churrupelas,
 Pois sou gato escaldado pelas vagas madrugadas.
 Todas as secretárias são umas cadelas
 Com as suas bocas engasgadas...

 Desprezo a vil política!
 Todos os políticos são manipuladores e corruptos:
 Coitada daquela pobre velha paralítica
 De gestos elásticos e abruptos...

 Sou um chauvinista,
 Pois o meu patriotismo é exagerado e agressivo.
 Sou mais a música de um pianista
 Do que um político vivo...

(por Fernando Pellisoli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário